NOTÍCIAS

BBC divulga lista das mulheres de destaque no mundo

  • 28/09/2017

A BBC está revelando sua lista de 100 mulheres inovadoras e inspiradoras de 2017 - e nove delas são brasileiras. Em sua quinta edição, a iniciativa anual 100 Women resolveu mudar seu formato: em vez de 100 mulheres, a lista conta com apenas 60. As outras 40 posições serão ocupadas em outubro por mulheres que aceitarem o desafio de promover alguma mudança durante esta edição da série.

Para isso, estão aceitando sugestões dos leitores sobre soluções reais para problemas que fazem parte da vida das mulheres. Para participar, basta usar a hashtag #100Women nas redes sociais ou enviar uma mensagem para o perfil da BBC Brasil no Facebook com a sua ideia ou sugestão de mulher inspiradora ou inovadora.

Neste ano, algumas das mulheres na lista vão fazer parte do "Desafio das 100 Mulheres", realizado em quatro diferentes cidades nas quatro semanas de outubro com o objetivo de discutir alguns dos principais problemas envolvendo as mulheres ao redor do mundo.

As brasileiras têm forte presença na lista deste ano, com nove selecionadas, quase todas ligadas ao mundo esportivo.

1. Adriana Behar

O que faz: Gerente-Geral de Planejamento e Relacionamento com as Confederações do Comitê Olímpico do Brasil (COB)

2. Claudianny Drika

Drika se dedica a ensinar o esporte a crianças da favela da Rocinha, no Rio de Janeiro. Por meio do esporte, inspira os mais jovens a alcançar seu verdadeiro potencial.

3. Soffia Gomes da Rocha Gregorio Correa 

Apesar da pouca idade, MC Soffia dedica-se ao rap há sete anos, abordando temas importantes, como o empoderamento das jovens negras.

4. Maíra Liguori

Liguori comanda o Think Olga, uma ONG dedicada a empoderar as mulheres por meio de uma poderosa arma: a informação.

5. Fernanda Nunes

Além de colecionar prêmios - já foi campeã brasileira, pan-americana, sul-americana e latino-americana de remo, Nunes é também blogueira e ativista, promovendo a igualdade de gênero no esporte.

6. Ana Luiza Santos de Andrade

Estudante e jogadora de futebol

7. Luiza Travassos

Estudante e jogadora de futebol

8. Beatriz Vaz e Silva (Bia Vaz)

Ex-jogadora Seleção Brasileira de futebol feminino, Vaz continua atuando como jogadora profissional (no ano passado ganhou o Brasileirão com o Flamengo). Além disso, divide-se também entre as funções de treinadora e ativista pelos direitos das mulheres no esporte.

9. Nora Rónai

Em agosto de 2014, ganhou seis medalhas de ouro no Campeonato Mundial de Masters em Montreal, Canadá. No mesmo ano, lançou dois livros. O primeiro, O Roubo da Varinha de Condão e Outras Histórias , é uma coletânea de contos infantis, baseados nas histórias que contava para suas filhas e netas quando eram crianças. 

Confira a lista completa da BBC 100 Women

GALERIA