NOTÍCIAS

Porto Alegre recebe projeto de cinema ao ar livre a partir desta quarta

  • 31/01/2018

Já ouviu falar em  Ecocinema?

É um projeto itinerante de cinema ao ar livre criado na Holanda e que faz sucesso na Europa, e que está em Porto Alegre todas as quartas até o dia 07 de março. O objetivo é levar o cinema aos espaços públicos de bairros de cidades, comunidades rurais e zonas remotas em todo o mundo como forma de democratizar o acesso ao cinema e a cultura mediante uma plataforma única e gratuita que utiliza equipamentos de projeção totalmente alimentados por energia solar.

A iniciativa está com suas estruturas no Boulevard Laçador (Av. dos Estados, 111) para sessões gratuitas de filmes brasileiros, sempre às quartas-feiras às 20h, até 7 de março. Nos dias de exibição, às quatro da tarde, também serão realizadas oficinas livres e educativas sobre meio ambiente e sustentabilidade através de laboratório móvel de energias renováveis.

O primeiro filme a ser exibido será "Colegas" (2012), dirigido e roteirizado por Marcelo Galvão. O longa mostra as coisas simples da vida em uma luz poética através dos olhos de três jovens com síndrome de Down, que amam a Sétima Arte e trabalham na videoteca da instituição onde eles sempre viveram. Um dia, inspirados pelo clássico "Thelma & Louise", eles decidem fugir usando o velho carro do jardineiro para ter uma experiência de liberdade. Eles viajam para lugares incomuns em busca de três desejos simples: Stalone quer ver o mar; Aninha, procurar um marido; e Marcio, voar. Durante essa busca, embarcaram em várias aventuras como se a vida fosse apenas uma peça infantil.

Também fazem parte da programação "Que Horas Ela Volta" e "Pequeno Segredo". O primeiro, dirigido por Anna Muylaert, conta a história da pernambucana Val (Regina Casé) que trabalha como babá de Fabinho (Michel Joelsas), morando integralmente na casa de seus patrões. Treze anos depois, quando o menino vai prestar vestibular, sua filha Jéssica (Camila Márdila) lhe telefona, pedindo ajuda para ir à São Paulo, no intuito de prestar a mesma prova. Os chefes de Val recebem a menina de braços abertos, mas seu comportamento que vai contra as convenções da família causa problemas para a mãe.

Já "Pequeno Segredo", de David Schurmann, foi o escolhido pelo Brasil para representar o país no Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2017, mas não foi um dos finalistas. Baseado em fatos reais, o longa gira em torno da família Schurmann, conhecida por seus cruzamentos marítimos. Por muito tempo, eles guardaram em segredo a história da adoção de uma menina, Kat (Mariana Goulart). O filme centra sua história na infância da garota e na fase em que seus pais biológicos (vividos por Maria Flor e Erroll Shand) se conheceram.

 

Confira a programação:

31/1: 20h – "Colegas"

07/2: 20h – "Que Horas Ela Volta"

21/2: 20h – "Pequeno Segredo"

28/2: 20h – "Colegas"

07/3: 20h – "Que Horas Ela Volta"

 

Conheça mais sobre o projeto aqui

 

GALERIA