NOTÍCIAS

SUSTENTA: Saiba como fazer uma horta em sua casa e conheça o projeto Floração de Campo Bom

  • 31/12/1969

POR JEANIA ROMANI

 

Que tal fazer uma horta no seu apartamento ou casa? É uma maneira de fazer aquela economia na hora de ir ao supermercado, ter uma alimentação mais saudável e ainda ajudar o meio ambiente. Lá no meu prédio tem uma horta comunitária, o que também é muito bacana para os condomínios. Você pode fazer com vasinhos, floreiras, utensílios domésticos sem uso como chaleiras e xicaras e até garrafa pet.

No momento que você for escolher o cantinho do seu apartamento ou casa para a hora, pense que não precisa de muito espaço, você pode pensar em formas de deixar essa horta vertical. Mas é indispensável que nesse local pegue luz e seja um local bem arejado. Vale usar a criatividade com os materiais e ter diversos tipos de hortaliças como manjericão, cebolinha, salsinha, hortelã, erva-doce, alecrim.

 

Vamos a algumas ideias:

 

1) LATAS

O que fazer com as latas que não utilizamos mais? Muita coisa. Solte a criatividade e use diversas para acomodar os temperos ou ainda guardar utensílios de cozinha como colheres e mexedores. Você pode encapar com tecido, papel colorido ou papel contact. Com a ajuda de um martelo e de um prego faça um furo no fundo para que a água escoe.

 

2) CANECAS e UTENSÍLIOS DOMÉSTICOS

As canecas e xícaras também se transformam em ótimos pequenos vasos e dão charme para o balcão da cozinha, por exemplo. Elas podem ser penduradas, decorar uma mesa ou estante na sala de jantar.

 

3) GARRAFAS PET

Essa é uma ideia muito versátil e sustentável! Com as garrafas pets, conseguimos fazer instalações, pendurar as plantas para tomar água da chuva, cultivar diversos tipos de ervas de uma só vez.

4) VASOS

Além do uso comum, os vasos são apropriados para quem pensa em criar uma horta vertical. Eles podem ser colocados na parede ou ainda fazer parte de estantes e escadas bacanas colocadas na varanda. Uma ideia super criativa é pintar vasinhos simples com tinta lousa. Com o giz, escreva o nome de cada erva correspondente.

5) CAIXAS

Caixas de vinhos descartadas, caixas de madeira ou pallets, caixas de feiras, todas essas dão um suporte legal para mini canteiros. Eles podem ser colocados tanto na horizontal quanto no vertical, e por serem maiores, nos permitem plantar verduras e legumes como alface, rúcula, etc.

Então, o município de Campo Bom te dá esse incentivo extra pra adotar a hortinha. Lá tem um projeto chamado Floração, onde a comunidade pode trocar resíduos orgânicos por mudas de hortaliças, chás e temperos. Estes resíduos ainda são pesados pra você saber a média que você produz por dia ou por semana. Durante a troca também é explicado como proceder para produzir a compostagem em casa e como cultivar uma horta. A troca pode ser feita na sede do Floração (Av. Bibiano Trott esquina Av. dos Estados, bairro Metzler) nas quartas-feiras das 9h às 11h e das 14h às 16h e também nos sábados das 9h às 11h.

GALERIA