NOTÍCIAS

SUSTENTA: Saiba como fazer uma composteira com minhocas

  • 09/04/2018

POR JEANIA ROMANI

45 mil pessoas participaram da Virada Sustentável de Porto Alegre que ocorreu entre os dias 06 e 08 de abril.  A 3ª edição do evento teve como tema principal “A educação e seus desafios na agenda da sustentabilidade”.  Muita coisa bacana passou por lá, agora é hora de colocar em prática. Que tal começar hoje mesmo?

Uma das oficinas que ocorreram no evento foi o do grupo Minhocativa que ensina a fazer uma composteira em casa, com minhocas. Isso é legal, porque todos os dias, geramos em Porto Alegre mais de 1.500 toneladas de resíduos sólidos. Cerca de 57% de todo esse volume são resíduos orgânicos, que poderiam virar adubo. Mas a maioria desse material acaba sendo desperdiçado em um aterro sanitário.

 Para quem não sabe, um minhocário (ou composteira) é uma fazenda de minhocas que ajuda a reciclar os restos de comida e transformar o substrato em húmus, um composto muito rico que pode ser usado como biofertilizante em hortas e jardins. Antes de optar por uma solução caseira, pesquisei sobre o assunto e encontrei empresas que vendem modelos prontos em caixas plásticas, que podem ser usados até em apartamentos. Além de caixas plásticas, um minhocário pode também ser montado em baldes, tambores, cestas de frutas, e outros.

O passo a passo você encontra aqui

GALERIA